Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Negada suspensão de sessão do Congresso que teria votação irregular de vetos

Publicado por Fernando Araujo
há 9 anos

O ministro Celso de Mello, do STF, não conheceu de dois MSs impetrados pelo deputado Federal Antonio Imbassahy. Ele pedia a suspensão dos efeitos da 28ª sessão do Congresso Nacional realizada no dia 25 de novembro, na qual foram mantidos 38 vetos presidenciais.

Conforme o MS 33.356, a fim de "limpar a pauta" para possibilitar a apreciação do PLN 36/14, que visa alterar o método do cálculo do superávit primário, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, chamou vetos presidenciais (47 a 57 de 2013 e 1 a 27 de 2014) para deliberação, mesmo sem ter sido atingido o quórum constitucional.

Durante o processo de coleta de votos, alguns parlamentares teriam delegado a função de votar a seus assessores, uma vez que entregaram as cédulas a eles e foram eles, e não os parlamentares, que votaram. A cena dos assessores votando em lugar dos parlamentares teria sido gravada e divulgada pela imprensa.

Já no MS 33.353, Imbassahy e outros deputados sustentaram que Renan Calheiros conduziu a sessão de forma que a fase de discussão foi "eclipsada" pelo processo de votação da matéria. Afirmaram que teria sido utilizada uma cédula única de votação, que contemplava todos os vetos a serem apreciados. Também não teria sido observado o quórum constitucional.

Provas pré-constituídas

Quanto ao fato de que assessores teriam votado no lugar de parlamentares, Celso de Mello observou que a alegação "revela-se destituída da necessária liquidez". Ele explicou que, em mandado de segurança, a pretensão jurídica há de ser demonstrada mediante produção de provas documentais pré-constituídas, aptas a evidenciar a alegada ofensa a direito líquido e certo.

No caso, porém, a gravação "não atenderia a exigência de comprovação inequívoca dos fatos alegados, pois reclamaria necessária indagação de caráter probatório a respeito das imagens nele reproduzidas, eis que imporia a identificação, nem sempre constatável de plano, das pessoas presentes à 28ª Sessão Conjunta do Congresso Nacional e não permitiria apurar, desde logo, se as pessoas eventualmente identificadas estariam, ou não, a exercer a prerrogativa (indelegável e personalíssima) da votação parlamentar, circunstância essa que afastaria a exigência de certeza inerente à natureza mesma da prova documental pré-constituída".

Assim, devido à ausência da "necessária e indispensável produção de prova literal pré-constituída", o ministro não conheceu do MS 33.356.

Natureza interna

Em análise do MS 33.353, o ministro Celso de Mello registrou que o STF tem reiteradamente proclamado, em favor dos congressistas, o reconhecimento do direito público subjetivo à correta elaboração das leis e das emendas à Constituição.

"Embora excepcional, o controle jurisdicional do processo de formação das espécies normativas não configura, quando instaurado, ofensa ao postulado básico da separação de poderes."

O ministro acrescentou que o Supremo somente tem deixado de conhecer de ações que, impugnando atos ou procedimentos das Casas do Congresso Nacional, insurjam-se contra deliberações de natureza interna ou fundadas em prescrições de índole meramente regimental.

Entretanto, no caso, Celso de Mello observou que a conduta questionada é de natureza interna, o que por si só ensejaria o não conhecimento da ação. Além disso, "o único fundamento constitucional invocado (suposta ofensa ao"'quorum' qualificado estabelecido no § 4º do art. 66 da Constituição Federal") não guarda pertinência com o resultado da deliberação parlamentar, que, longe de haver rejeitado os vetos presidenciais (o que exigiria o voto da maioria absoluta dos congressistas), veio a mantê-los, mediante votação para a qual não se mostrava exigível, constitucionalmente, aquele 'quorum'".

Confira as decisões MS 33.356 e MS 33.353.

FONTE:http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI213085,81042-Negada+suspensao+de+sessao+do+Congresso+que+ter...

  • Sobre o autorFernando Araújo, consumidor em primeiro lugar !
  • Publicações48
  • Seguidores100
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações100
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/negada-suspensao-de-sessao-do-congresso-que-teria-votacao-irregular-de-vetos/159117661

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)